Aquele que vai longe tão perto daqui

O mundo dos pensamentos é real embora traga no contrafluxo a categoria da abstração que pode dar a sensação de irrealidade.

 

 

Subir na escala

Para onde me levas eu vou

No mundo dos pensamentos há inúmeras possibilidades de conjeturas, depende do ângulo, ou da distância a que se toma alguma coisa do pensamento como objeto.

O Tipo Cinco do Eneagrama, que aqui nesse contexto chamamos de “Longevidor”, é aquele que tem inclinação a pensar os pensamentos se afastando da realidade dos fatos.

Aqui se afastar não tem natureza patológica como em certas afecções da mente, mas o sentido da inclinação de uma pessoa que adota este tipo de personalidade para lidar com as coisas do cotidiano de sua vida, trabalho, ideologia, etc.

Mas, alguém que se retira para pensar melhor, muitas vezes até para ressentir o que está pensando, é uma entidade pensante por natureza?

Segundo o Eneagrama, não. Ninguém nasce assim, mas se torna assim por adequação. Há uma essência orbitando a pessoa, mas se ela se afasta dela a tendência é que crie “gaps” entre aquilo que realmente é (essência) daquilo que realmente se torna (personalidade).

Assim os tipos de personalidade carreiam pela vida. Nós mesmos, eu e você, nossos pais, avós, bisavós, e assim por diante. Todos se ajustam a um padrão ou traço principal - como chama o Eneagrama cada um dos nove principais - devido a esse ajuste que tal tipo de pessoa adota para lidar com as suas coisas.

Aqui também há dois lados: a personalidade mais embrutecida por assim dizer e a personalidade mais refinada. A primeira ligada às coisas da vida, ao mar agitado que balança a embarcação de sua alma; e a segunda é a parte mais elevada da alma, aquela parte essencial que faz da pessoa ser além de uma pessoa de carne e osso.

O Castelo de Damião” é um livro inspirado no Tipo Cinco do Eneagrama. Seu personagem principal, aliás. A história e as circunstâncias são elementos que foram se ajustando à personagem de Damião, que vive num mundo cerebral, mesmo que tenha uma vida como qualquer outra pessoa.

Será que você se reconhece como um (a) Longevidor (a)? Talvez não se veja assim propriamente, mas já associou com alguém conhecido talvez.

O Eneagrama é um exercício de auto-observação e observação dos outros. Ajuda muito “ler nas entrelinhas”, mesmo quando for ler ou assistir a filmes.

No entanto, é preciso conhecer mais dos padrões de personalidade.

O Selo Digital LetrasCriativas publicou a série PSICOR, os tipos de caráter em ação que também poderá ser adquirido na Amazon.

 

 

Que tal conhecer os tipos de caráter do Eneagrama sob um prisma cinematográfico? Envie seu email e baixe o ebook grátis!


Na página de confirmação você verá o link para baixar o ebook.